Como criar um e-mail personalizado para o meu site no Zoho?
Ter um e-mail de contato personalizado é muito importante, pois passa credibilidade à sua loja virtual e, consequentemente, mais confiança para seus clientes.
O Zoho é um serviço de hospedagem de e-mails pago, mas que permite que empreendedores que já tem um domínio próprio criem contas de e-mails para suas empresas gratuitamente, com algumas limitações.
Observação: para criar o seu e-mail com o Zoho, é preciso já ter o domínio próprio comprado.
Como a Moblix não oferece hospedagem de domínios nem de e-mails, criamos esse material de apoio para que conheça essa opção gratuita.
Este tutorial está dividido em 4 partes:
- Criando uma conta no Zoho Workplace
- Verificar a propriedade do domínio
- Criar e configurar o e-mail
- Acessar o painel do e-mail
Importante: o site do Zoho é todo em inglês e não é integrado com a Moblix. Como dito anteriormente, está é apenas uma sugestão de ferramenta gratuita para você ter e-mail personalizado. Então, qualquer erro ou dúvida, você deve entrar em contato direto com o suporte do Zoho.
Criar a conta no Zoho Workplace
1. Acesse o Zoho e role a página até localizar a opção Plano gratuito vitalício. Clique em “Inscreva-se gratuitamente” para continuar.
A partir da próxima tela, os passos passam a ser em Inglês. Não se preocupe, vamos te guiar para que, caso não domine o idioma, consiga prosseguir mesmo assim!
2. Deixe selecionada a primeira opção (Sign up with a domain I already own) e informe o seu domínio sem o www. Em seguida, clique em “Add”.
4. Na próxima tela, preencha com suas informações, conforme a imagem abaixo:
A. Informe o nome que você quer que apareça como remetente de suas mensagens. Este nome não pode ter números ou outros caracteres especiais.
B. Informe o endereço do seu e-mail. Neste exemplo, queremos que o e-mail seja contato.site@dominio.com.br. Você pode colocar contato, vendas, faleconosco, o nome que considerar mais adequado ao seu negócio.
C. Informe o seu telefone móvel (celular), com o DDI e o DDD, em ambos os campos.
D. Cadastre sua senha, em ambos os campos.
Após preencher as informações, marque a opção I agree to the Terms of Service and Privacy Policy, para sinalizar que está de acordo com os termos de uso, e clique em “Sign Up” para prosseguir.
5. O Zoho pedirá que aguarde um momento, para que sua conta seja criada. Ao final da criação, ele pedirá que confirme seu número de telefone. Eles te enviarão um SMS contendo um código, que você deve digitar no campo disponível. Em seguida, clique em “Verificar o meu telemóvel”.
6. O Zoho pedirá que você faça uma configuração adicional e obrigatória de segurança, que é a autenticação em 2 fatores. Nós escolhemos a terceira opção, via Google Authenticator.
Dica: se você não sabe como baixar o aplicativo do Google Authenticator, assim como adicionar contas a ele, consulte o tutorial Instalar o Google Authenticator, do próprio Google.
Pronto, sua conta estará criada, agora é só clicar em “Continue to mail suite” para prosseguir para as configurações em sua empresa de domínios!
Verificar a propriedade do domínio
Nesta etapa do tutorial, vamos realizar os apontamentos que permitirão seu e-mail funcionar.
Importante: como boa parte destas configurações serão feitas no painel da empresa onde você comprou seu domínio, em uma outra aba do navegador já deixe aberto o site. Para este tutorial, tomaremos como base um domínio hospedado no Registro.Br, site oficial de comercialização de domínios do Brasil, mas os passos são basicamente os mesmos para qualquer empresa.
1. Ainda na tela do Zoho, na lista de gerenciadores DNS, selecione a opção Outros…
Note que se expandirá uma seção com informações sobre o apontamento que deve ser feito para verificar a propriedade do seu domínio. Copie o código destacado em vermelho.
2. Agora no painel do seu domínio, acesse a área de criação de apontamentos DNS e crie um novo apontamento, do tipo TXT.
3. Depois de salvar o novo apontamento, volte para a tela do Zoho e clique em “Prosseguir para a verificação do TXT”.
Assim que identificar o apontamento, o Zoho exibirá uma mensagem. Clique em “Verificar agora” para continuar.
A partir de agora, você configurará seu e-mail e domínio para enviar e receber mensagens.
Criar e configurar o e-mail
1. O Zoho pedirá que você crie uma conta de e-mail. Por padrão, ele exibirá o nome que você colocou na etapa de cadastro no Workplace, mas você pode substituir por outro se quiser. Clique em “Create account” para prosseguir.
2. Na próximas telas, o Zoho te perguntará se você quer criar mais usuários e grupo. Vamos te ensinar a fazer isso em um outro tutorial, por isso clique em “Ignorar” até chegar na tela Configure a entrega de e-mails.
3. Você precisará retornar ao painel do seu domínio e criar apontamentos do tipo MX (Mail eXchange) para que o serviço possa enviar e receber as mensagens. Estes são os 3 apontamentos que devem ser feitos:
Se você usar o Registro.Br, preencha os campos desta forma:
Após todos os apontamentos, o resultado será como esse abaixo:
4. Volte à tela do Zoho e clique em “Pesquisa do MX”.
Se os apontamentos tiverem sido criados corretamente, aparecerá a janela abaixo. Clique em “Ok” para prosseguir, e depois em “Próximo”
As telas SPF/DKIM, Migração de e-mails e Acesso móvel você pode ignorar. Clique em “Ignorar” até chegar à tela Excelente! Sua configuração básica foi concluída. Agora, clique em “Vá para o Zoho Workplace” para finalizar.
Acessar o painel do e-mail
Já na próxima tela, você verá todos os aplicativos que fazem parte do Workplace. Clique no E-mail e o site onde você poderá visualizar o painel do seu e-mail abrirá em uma nova janela.
Logo na primeira tela, o Zoho oferecerá algumas configurações iniciais, como o fuso horário da sua cidade, o nome de exibição do remetente do e-mail, entre outros detalhes. Você pode configurar ou Ignorar para prosseguir para o painel.
Pronto, seu e-mail personalizado está pronto para uso!
Importante: para acessar o seu e-mail do Zoho, basta visitar o site https://mail.zoho.com/ e fazer o login com o usuário e senha cadastrados.
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